sábado, 1 de maio de 2010

Victor Mature em «Sansão e Dalila»

Hoje continuo a comentar Sansão e Dalila, desta vez a paropósito de Victor Mature. No filme Sansão e Dalila; Cecil B. DeMille assumiu mostrar representações do corpo masculino. A imagem de Sansão como estereotipo dessa opção apresentava-se de forma incisiva, remetendo para os padrões de masculinidade da época e bebendo assumidamente em representações pictóricas anteriores do tema de Sansão, onde essa componente estava quase invariavelmente presente: Rembrandt, Rubens, Solomon e Doré. DeMille e a produção do filme resolveram evidenciar esse aspecto de tal forma que fosse ao encontro do gosto de um público vasto e mais jovem do pós guerra, e de tal forma que pudesse render bem. Victor Mature (1913-1999), de grande porte físico, destacou-se nesta vertente e salientou-se como actor principalmente após a 2.ª Guerra Mundial. Os papéis em Paixão dos Fortes, de John Ford, em 1946, e O Beijo da Morte, de Henry Hathaway, foram os seus trabalhos mais consagrados. Em 1949 foi contratado para o papel principal de Sansão e Dalila e, posteriormente, desempenhou papéis do género em vários filmes:  A Túnica, de Henry Koster, em 1953; Demétrius o Gladiador, de Delmer Daves, em 1954; O Egípcio, de Michael Curtiz, em 1954. Até ao aparecimento de Charlton Heston, Mature foi indubitavelmente a estrela dominante dos filmes épicos e bíblico que vigoravam em Hollywood.

1 comentário:

  1. Sansão com victor Matureum dos maiores classicos da historia da biblia demonstrando q o senhor quer libertar seu povo seja qual for a época em que vivemos

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