terça-feira, 29 de junho de 2010

"Lohengrin" na Ópera de Estado da Baviera


Aqui está a produção do Lohengrin que deixou o público de Munique em suspense com a interpretação de Jonas Kaufmann, cantor em ascensão e que nasceu em Munique. Foi em Julho de 2009. A direcção era de Kent Nagano ( sempre muito bom!) e a encenação de Richard Jones... este ano Kaufmann vai fazer a sua estreia em Bayreuth...

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Cecil B. DeMille: Male and Female (1919), com Gloria Swanson


Male and Female(1919), com Thomas Meighan; Gloria Swanson e Bebe Daniels

The Affairs of Anatol (1921), Gloria Swanson, DeMille


O cinema encontrou a sua maturidade na era pós 1.ª Guerra Mundial. DeMille contribui para a nova arte de forma decisiva com comédias sofisticadas. Esse é o caso de The Affairs of Anatol (1921). Wallace Reid é Anatole Spencer, e Gloria Swanson é a sua sofisticada mulher, e o filme representa o cinema de Cecil B.DeMille na sua forma mais pura.

Cecil B. DeMille: The Plainsman

The Plainsman, com G. Cooper e Jean Arthur

http://www.youtube.com/watch?v=0J3e0s2V2hk&feature=related

Há já um tempo que não publico nada sobre DeMille. Os afazeres têm sido muitos, é mais fácil postar - desportivamente - notícias sobre Wagner, do que sobre DeMille, sobre o qual devo trabalhar mais a sério... mas aqui fica menos de um minuto precioso de The Plainsman (1937), com Gary Cooper, Jean Arthur, James Ellison, Charles Bickford, Helen Burgess. Imperdível, sobre o final da Guerra Civil Norte-Americana, os Cheyennes, Calamity Jane e Buffalo Bill...

Iulustração de O Navio Fantasma

Imagem do final trágico de O Navio Fantasma
Fonte: Jornal Ilustrado de Leipzig (Leipziger Illustrierte Zeitung) 3 Janeiro de 1843. Romantismo extremo expresso na morte de Senta...  Maravilhosas lendas dos Mares do Norte, aqui tratadas a partir de um texto de H. Heine.

domingo, 27 de junho de 2010

Wagner e Veneza II

Palazzo Vendramin - cerca de 1870

O Palazzo Vendramin - residência veneziana de Richard Wagner -  foi construido pelo clã Loredan e transmitido em sucessão aristocrática para o duque de Brunswick, o duque de Mântua, a família Calerghi, a família Grimani, a família Vendramin, a duquesa de Berri (mãe de Henrique V) e o duca della Grazia. Na sua residência veneziana Wagner ouvia os gondoleiros (que lhe inspiraram o lamento da flauta do pastor na abertura do 3.º acto de Tristão e Isolda) e, segundo as fontes, espalhou pelos seus aposentos veludos, tafetás, damascos e cetins, rodeando-se de todo o conforto.

Ver Jan Morris, Veneza, Tinta da China, 2009 ( edição original em 1974)

O Anel do Nibelungo em L.Angeles, Junho 2010

O Ring em Los Angeles, Junho 2010

Direcção musical: James Conlon Encenação: Achim Freyer. Gurada-Roupa: Achim Freyer e Amanda Freyer. Dseign de Luz: Brian Gale e Achim Freyer
Ver artigo que saiu em: http://www.operatoday.com/content/2010/06/der_ring_des_ni.php

terça-feira, 22 de junho de 2010

´Wagner em Bayreuth

O túmulo de Richard Wagner, em Bayreuth

Wagner em Leipzig


                    Casa onde nasceu Richard Wagner, em 22 de Maio de 1813, em Leipzig.

Richard Wagner e Baudelaire


                                                             Richard Wagner em Paris


Charles Baudelaire (1821-1867) não era um músico, embora conhecesse Beethoven e Carl Maria von Weber. A ideia de  obra de arte total  ("Gesamtkunstwerk") mereceu a sua admiração.  Ainda antes de ouvir a música de Wagner, Baudelaire leu revistas e ensaios sobre o compositor alemão e, nos anos 60, escreveu o seu ensaio "Richard Wagner et Tannhäuser à Paris"(1861), e reagiu de forma apaixonada à música de Wagner:  "Music engulfs (possesses) me like the sea". No ensaio reconheceu não ser expecialista em música, mas rende-se a Wagner:
«Aucun musicien n'excelle, comme Wagner, à peindre l'espace et la profondeur, matériels et spirituels…Il possède l'art de traduire, par des gradations subtiles, tout ce qu'il y a d'excessif, d'immense, d'ambitieux, dans l'homme spirituel et naturel. Il semble parfois, en écoutant cette musique ardente et despotique, qu'on retrouve peintes sur le fond des ténèbres, déchiré par la rêverie, les vertigineuses conceptions de l'opium.»
Depois de ouvir três concertos de Wagner em Paris em 1860, escreveu ao compositor:"I had a feeling of pride and joy in understanding, in being possessed, in being overwhelmed, a truly sensual pleasure like that of rising in the air".
Os seus escritos contribuiram decisivamente para o desenvolvimento do wagnerismo nas décadas seguintes.

sábado, 12 de junho de 2010

Ilustradores da obra de Wagner

Brünhilde, ilustração de A, Rackham
Arthur Rackham ((Londres, 19 de setembro de 1867 – Surrey, 6 de setembro de 1939)  - ilustrador inglês

sábado, 5 de junho de 2010

Graham Vick sobre Wagner


O Crepúsculo dos Deuses, S. Carlos, 2009 e foto de Graham Vick

«Fujo dos padrões tradicionais da ópera? Tenho os meus. As pessoas sentem-se desconfortáveis, desafiadas, porque sou muito central no establishment mas ao mesmo tempo contra ele. Quero transcender a ideia de luxo e riqueza que cerca o nome ópera. A arte é prejudicada se for apenas usada como um símbolo de status» Graham Vick., entrevista ao jornal I.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Wagner e Londres

Wagner visitou Londres pela primeira vez em 1855, e as suas performances receberam críticas mistas. Numa delas ( Musical World) lia-se: « We hold that Richard Wagner is not a musician at all.»

Aubrey Beardsley, Isolde

Em 1873 fundou-se um ramo da Universal Wagner Society em Londres. Em 1877, Wagner voltou a Londres. Nos anos 90, o wagnerismo já era uma realidade cultural em Inglaterra. Lembremos Bernard Shaw ou Aubrey Beardsley.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Wagner e Riga




Entre 1837-39, Richard Wagner viveu em Riga.
O Teatro Richard Wagner  foi construido em 1817 por  Christopher Haberland, e recebeu nomes ilustres, como Clara Wieck-Schumann, Hector Berlioz e Anton Rubenstein. Entre 1837-39, Wagner foi director no teatro, e aqui começou a trabalhar em Rienzi. Em 1839, Wagner saiu de Riga e viajou para Londres. Nessa viagem iniciou a composição de O Navio Fantasma.

Imagens de Riga: Rua Richard Wagner e Teatro Richard Wagner

Wagner e Konigsberg

Königsberg, capital da Prússia ( actual Kaliningrad)

Em 1836, Wagner viveu em Konigsberg, onde se casou com Minna Planner.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Wagner e Magdeburg

Magdeburg

Em 1834 ofereceram a Wagner o cargo de regente no teatro de Magdeburgo. Durante a entrevista com o director do teatro, Wagner foi informado de que a sua primeira tarefa seria reger Don Giovanni no Domingo seguinte. Provavelmente não haveria tempo para nenhum ensaio.  Foi a sua estreia retumbante e marca o início da suas funções como director de orquestra.