quarta-feira, 24 de novembro de 2010

De Mille e a religião

 “Let the divine mind flow through your mind, and you will be happier. I have found the greatest power in the world in the power of prayer. There is no shadow of doubt of that. I speak from my own experience.”
                                                                 Cecil B.  DeMille

The Crusades (1935), Cecil B. De Mille
                                                              

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

LEITMOTIV I

Leitmotiv I

Termo alemão (pl. Leitmotive) da autoria de Hans von Wolzogen (1848‑1938) e que em português poderá traduzir‑se por “motivo condutor”. Utiliza‑se para fazer referência a todos aqueles motivos recorrentes que, no seio de uma narrativa, se encontram intimamente associados a determinadas personagens, objectos, situações ou conceitos abstractos.




Von Wolzogen, fundador e primeiro redactor‑chefe das Bayreuther Blätter, foi um dos críticos musicais responsáveis, a par de Bernhard Försters (1843-1889), pela emergência do culto wagneriano. O termo tem sido frequentemente empregue em substituição de um outro cunhado por Richard Wagner, o Grundtheme ou Grundmotiv (tema ou motivo‑chave), sobre o qual o compositor discorreu em Oper und Drama— documento datado de 1852, escrito em pleno exílio, e onde se esboçam as linhas orientadoras do seu projecto estético para a ópera alemã, nomeadamente no que se refere à concepção da obra de arte total (Gesamtkunstwerk). Esse ensaio antecede, portanto, um dos mais monumentais empreendimentos da história da música que foi o ciclo O Anel dos Nibelungos, cuja composição teria início dois anos depois com O Ouro do Reno e terminaria com O Crepúsculo dos Deuses em 1874.
http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=895&Itemid=2

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Wagner na Casa da Música, 2011

Bravo, Casa da Música!
Na apresentação da programação para 2011, o director artístico da Casa da Música, António Jorge Pacheco, destacou uma grande aposta, e que irá reforçar a projecção internacional da instituição: a apresentação, no fim-de-semana de 16 a 18 de Setembro, da "Ring Saga", a sequência das quatro óperas que constituem o "Anel do Nibelungo", de Richard Wagner - "O Ouro do Reno", "A Valquíria", "Siegfried" e "O Crepúsculo dos Deuses". Trata-se da versão realizada por Jonathan Dove e Graham Vick em Inglaterra, no início dos anos 1990, e que no Porto será interpretada pelo Remix Ensemble com vários solistas convidados. Depois da apresentação no Porto, esta "Ring Saga" será levada a outros palcos europeus, entre a França e o Luxemburgo.

http://www.publico.pt/Cultura/steve-reich-e-os-estados-unidos-na-casa-da-musica_1465137

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Os Dez Mandamentos

No início de Os Dez Mandamentos destaca-se um plano de expressão fortíssima, no uso do laranja e vermelho, no uso das diagonais, na irrealidade assumida da construção da imagem e no seu conteúdo claro: centenas de escravos puxam lentamente cordas presas a uma colossal estátua de um faraó. A escravidão de Israel é o tema de fundo do filme, e constituiu-se como matéria para um imaginário representado na arte europeia, deixando forte impressão em artistas da Catalunha no século XIV, dum mestre flamengo no século XV às ilustrações bíblicas dos reformistas protestantes [1], até ao século XIX onde, por exemplo, em Israel in Egypt, do pintor inglês Sir Edward Pointer (1836-1919), o tema foi representado com características estéticas e recriação de ambientes mais próximos dos que o próprio DeMille procurou reproduzir: somos imediatamente subjugados pela força de uma imagem que que o protagonismo é o das massas que estão sob o chicote. Nada mais é representado para destacar a força da visualidade.